Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Governador e ministros participam de discussões sobre a BR 163 no campus de Sinop
Governador e ministros participam de discussões sobre a BR 163 no campus de Sinop
19/11/2003 18:02:59
por Coordenadoria de Comunicação Social

O vice-reitor da Unemat, Almir Arantes, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Laudemir Luiz Zart, estão participando desde ontem (18/11), no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop, do Encontro BR 163- Sustentável- Desafios e Sustentabilidade Sócio-ambiental ao Longo do Eixo Cuiabá-Santarém. O evento é coordenado pelas ONGs Instituto Sócio-ambiental (ISA) e o Instituto Centro de Vida (ICV), ambas de MT.

Participam ainda representantes dos Câmpusde Sinop, Colider e Alta Floresta, e dos núcleos pedagógicos de Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo. Amanhã (20/11), no encerramento, estarão presentes os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Estado, Blairo Maggi, para receberem as propostas de ações prioritárias de gestão para o eixo mato-grossense da BR 163 voltadas à conservação dos recursos naturais, dos remanescentes de floresta, cerrado e matas ciliares, à sustentabilidade sócio-econômica de populações locais e indígenas e ao abastecimento.

Eles participarão de uma apresentação do que foi discutido nos seis grupos de trabalhos regionais que formarão uma agenda positiva de ações visando minizar impactos ambientais e culturais ao longo da rodovia Cuiabá-Santarém e promover o desenvolvimento da agricultura familiar.

Segundo a assessoria da coordenação do evento, a comitiva, que chegará por volta das 14 hs em Sinop, deverá ainda receber um mapa consolidado produzido pelo encontro, onde são apontados problemas e soluções. Dois encontros com as comunidades locais interessadas na BR 163, já foram realizados, um em Água Boa e outro em Sinop.

Este encontro tem por finalidade consolidar as propostas do lado de MT. Deverão ocorrer mais dois no Pará que terão a mesma metodologia de consulta popular ocorrida aqui no Estado. Com uma efetiva participação no evento, a Unemat está dando sua contribuição, por meio de seus representantes, já que ela tem interesse nas discussões relacionadas ao meio ambiente.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada